realizamos o Café com Finanças, um encontro que fez parte de uma programação especial para participantes do TEDxSãoPaulo, o TEDx Adventures.

Na semana passada realizamos o Café com Finanças, um encontro que fez parte de uma programação especial para participantes do TEDxSãoPaulo, o TEDx Adventures.

Contamos com a participação de Alexandre Lopes (instrutor de meditação da Arte de Viver), Nina Silva(ThoughtWorks e fundadora do Movimento Black Money) e Silvia Alambert (fundadora da The Money Camp® no Brasil).

Jorge recebe as convidadas da roda de conversa Silvia Alambert e Nina Silva.
Silvia Alambert, fundadora da The Money Camp® no Brasil, Jorge Vargas, CEO e fundador da Zen e Nina Silva, fundadora do Movimento Black Money.

O desafio de vencer a si mesmo

Educação financeira é autoconhecimento e para realizar sonhos é preciso estabelecer metas, além de superar barreiras culturais, pessoais e profissionais encontradas ao longo do caminho.

Essa foi a mensagem deixada por Silvia Alambert, fundadora da The Money Camp ® no Brasil.

Educadora e coordenadora do projetos de educação financeira para crianças, jovens e adultos, Silvia mostrou aos participantes como saber lidar com o dinheiro é indispensável para o bem estar de cada pessoa.

“Quando você educa desde a infância uma pessoa a lidar com o dinheiro, você ensina uma pessoa a fazer escolhas com inteligência, programar despesas e investir adequadamente”, explica Silvia.

A importância de ocupar espaços

Recuperar o equilibro, após um rombo nas finanças, é algo desafiador. Porém, com determinação, planejamento e propósito, é possível fazer a diferença no mundo dos negócios.

Nina Silva, gerente de projetos na ThoughtWorks, fundadora do Movimento Black Money e uma das 100 maiores influências afrodescendentes do mundo (MIPAD100 e ONU), contou como é vencer barreiras quando você lida com a desigualdade.

Depois de conquistar diversas posições de destaque na área de tecnologia, Nina teve um burnout, passou um tempo estudando fora do país, montou um salão de beleza, faliu e voltou ao mercado com um objetivo: trabalhar as questões de empoderamento e equidade de raça e gênero.

Hoje uma das suas principais lutas é ensinar à população negra a importância de fazer um consumo consciente e práticas de investimentos de capital intelectual, financeiro e social dentro da comunidade negra.

“Quando você se vê representada, isso te motiva. Sua figura está ali e você se vê ocupando esse espaço”, ensina Nina.

Aprendendo com a jornada

Jorge Vargas Neto, CEO da Zen, contou durante o evento como conseguiu superar um revés financeiro e progredir novamente.

Jorge adquiriu uma dívida pessoal de R$ 5 milhões, após um dos maiores fundos de venture capital do Brasil desistir de investir na empresa que liderava.

O contrato não saiu e foi necessário realizar mudanças na equipe e implantar uma série de medidas internas de governança para sobreviver.

“Foi um momento de muito aprendizado e despertar de que muitos dos nossos relacionamentos são superficiais, assim como nossa vida. Acabei me tornando uma pessoa muito mais espiritualizada, minimalista e isso me deu a confiança e força necessária para renegociar minhas dívidas e dar a volta por cima”, conta Jorge.

Que essa jornada de aprendizados e trocas sirva como ponto de partida para que todos os participantes do evento realizem os seus sonhos, mas sempre buscando o caminho da educação financeira para ter tranquilidade e qualidade de vida.

Produto B2B Zen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*